Qualificaes Exigidas no Mercado de Trabalho



09/08/2011

 

 

Qualificações Exigidas no Mercado de Trabalho
 
                       Empresas Modernas

  Nas atuais organizações empresariais o profissional que não apresentar determinadas habilidades ou qualificações não conseguirá com certeza se manter no cargo que ocupa dentro da corporação. Existem algumas características que são primordiais no exercício da função desempenhada dentro da empresa, e que são apreciadas quase como uma unanimidade pelo moderno ambiente corporativo. De  acordo com profissionais especializados em recursos humanos essas características que atendem as demandas das empresas são de um modo geral as habilidades técnicas ou o conhecimento que o funcionário demonstra sobre a a tarefa que desenvolve e também as competências pessoais que representa a capacidade da pessoa se manter com um relativo equilíbrio emocional dentro do ambiente de trabalho,além de apresentar um  bom relacionamento com colegas e chefias. Veremos abaixo alguma das competências que as empresas mais necessitam encontrar em seus funcionários.

        Demonstração de Capacidade em Trabalhar em Equipe

  Para muitas pessoas o trabalho em equipe para ser uma tarefa extremamente simples. Porém para a grande maioria se constitui em um dos maiores desafios profissionais dentro da organização empresarial. Saber ouvir o outro é uma tarefa que exige maturidade e flexibilidade do funcionário para que consiga escutar as opiniões dos outros e também possa contribuir com o seu ponto de vista sobre uma determinada tarefa que deve ser executada. O funcionário  deve ter  habilidade para atuar em sua equipe profissional, contribuindo com seu conhecimento, tentando administrar na medida do possível os conflitos que porventura existir, e principalmente deve tentar se harmonizar como membro do grupo a que pertence. Com esse comportamento, os especialistas garantem que toda a equipe será capaz de contribuir com o trabalho para o bom desenvolvimento da corporação.

           Capacidade para Aprender Continuamente

  O processo de aprendizagem dentro do ambiente corporativo deve esta sempre se renovando. para que o profissional que nela atua possa sempre ter um aprendizado contínuo. Esse processo inclui estar sempre em busca de novos conhecimentos que possam agregar valores à função que desempenha na organização empresarial,trabalhando na aquisição de nos conhecimentos e técnicas de trabalho, promovendo seu desenvolvimento profissional  e promovendo o compartilhamento das habilidade que possui com os outros colegas de profissão, principalmente quando se tratar de um trabalho que exige a formação de uma equipe, onde as trocas de experiências profissionais são fundamentais para o bom andamento das tarefas executadas pelos membros dessa equipe profissional.

            Capacidade de ser um Profissional Flexível

  A flexibilidade que um profissional demonstra em ter a capacidade de se adaptar às diversas situações que o ambiente corporativo lhe oferece é uma habilidade que as empresas de um modo geral estão cada vez mais necessitando em seus quadros de funcionário. O funcionário flexível é aquele que sabe lidar com as críticas e transformá-las em aspectos positivos na construção de uma nova forma de trabalho e que tem a facilidade de se adaptar às novas mudanças, apresentando atitudes inovadoras e superando possíveis dificuldades de relacionamentos pessoais.

Salete Dias




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