Principais Mtodos de Treinamento



30/03/2011

 


              Principais Métodos de Treinamento

  O treinamento dentro da empresa é um processo essencial para que tanto os funcionários, quanto a organização empresarial possam se beneficiar dos lucros conseguidos com os possíveis melhoramentos dos desempenhos profissionais, resultando  em  maiores lucros para a Companhia.

                    Escolha do Métodos de Treinamento

  Para que seja implementado qualquer tipo de programa que vise desenvolver a organização empresarial, a escolha dos métodos de treinamento é  um aspecto importantíssimo nesse processo. O treinamento  pode ser interno, ocorrendo somente  dentro da organização empresarial na hora da execução da tarefa, ou ele pode ser externo sendo realizado em ambientes fora do local de trabalho.

                Treinamento  no Ambiente de Trabalho

  O treinamento dentro do ambiente corporativo constitui a maioria, e acontece no momento em que os funcionários estão desempenhando sua própria tarefa. Os especialistas ressaltam que apesar de ser aparentemente  simples e possuir um baixo investimento inicial, ele pode causar algum tipo de conflito no ambiente de trabalho, perturbando o local onde está sendo realizado o processo e também as outras pessoas que não estão participando no momento do treino, e isso pode causar o aumento de erros cometidos nas tarefas executadas. Um outro processo é o  treinamento de aptidões que por serem mais complexos, os funcionários deverão ser retirados de seu setor de trabalho e realocados em um outro setor para exercer uma nova função, ocasionando um rodízio de cargos e tarefas. Segundo especialistas é o método mais utilizado para treinar os profissionais que não exercem cargos de gerência. O objetivo principal desse rodízio de cargos é desenvolver novas aptidões técnicas nos funcionários, já que as aptidões pessoais e de soluções de problemas serão obtidas com mais eficiência no treinamento fora do local de trabalho. A principal vantagem do treino no próprio setor em que o funcionário atua está no fato dele oferecer experiências baseadas na prática do profissional em condições de trabalho normais, que são desenvolvidas diariamente e também  abre a possibilidade do responsável pelo treinamento em conseguir construir boas relações interpessoais com os novos  trabalhadores.

               Treinamento Fora do Local de Trabalho

   O treinamento pode ser feito longe do local de trabalho, pois há uma variedade de técnicas que podem ser utilizadas nesse processo, se os gestores quiserem desenvolver mais o potencial e a as habilidades de seus funcionários. Entre alguns métodos que podem ser usados, destacam-se: Os seminários, as palestras e a simulação de algum tipo de situação que ocorra normalmente  na empresa, para avaliar a solução que será dada pelo funcionário. Os especialistas ressaltam que todo bom treinamento deve começar  pela avaliação das necessidades da empresa, fazendo-se uma análise para detectar as pessoas, os cargos e setores para os quais o treinamento é necessário naquele momento. Uma análise dos cargos dentro da empresa e mensuração do desempenho profissional dos funcionários é de bastante utilidade dentro desse processo para identificar que tipos de métodos serão utilizados. Um bom treinamento deve ter como principais objetivos: Proporcionar o aperfeiçoamento dos funcionários no desempenho eficiente do cargo que ocupa, e favorecer situações para que no futuro possam ocupar posições mais complexas  e elevadas. dentro da organização empresarial em que atuam.

 Salete Dias




Sobre o autor:
Salete Dias

Como resolver seus problemas emocionais. Salete Dias Psicloga e escreve para o site s segundas, quartas e sextas feiras. Encaminhe sua sugesto de temas, comentrio, ou pergunta atravs do email: coluna1@conexaomg424.com.br
Lista Telefnica
TeleListas.net


2009 © Conexo Mg 424 - conexaomg424.com.br